quinta-feira, 3 de março de 2011

Inclusão Social de Deficientes

Tenho uma enorme vontade de trabalhar com arte-educação de deficientes . Então estou lendo sobre a educação especial, sobre deficientes, enfim estudando... então resolvi escrever algo sobre e saiu isso:

Se você for pensar que antigamente essas pessoas eram deixadas de lado, mortas, presas e até submetidas a operações na cabeça, pois acreditavam que estava possuída por espíritos ruins ou pelo demônio e hoje em dia a gente está pensando em inclusão. A criação de serviços especializados ao atendimento de pessoas especiais ainda é muito jovem, começando a surgir no séc XIX . Mesmo assim, foi muito depois disso que começaram a surgir leis que "obrigam" a existir escolas especializadas e agora a inclusão delas no ensino regular.
Para que exista realmente inclusão social das pessoas com necessidades especiais é necessário uma boa educação a elas e a todos, para que entendamos e aceitemos essas diferenças e nos tratemos todos como iguais. 
O que acaba acontecendo é que a maioria das pessoas não sabem como lidar com as pessoas especiais, e creio que a educação peca em não ensinar que existem diferenças, sejam elas quais forem e que é importante tratarmos essas pessoas normalmente, claro que respeitado suas limitações, percebendo e tudo mais, só que é importante não termos medo, nem dó e não subestimarmos essas pessoas pois todas tem potencial para melhorarem e chegarem ao seu máximo e superarem suas dificuldades , claro respeitando o limite e o tempo de cada um.
Nós mesmos temos os nossos, todos temos particularidades, tempos e formas de aprender diferenciado, por isso é interessante ter uma forma de ensino que agregue todas essas necessidades pessoais dos alunos, independente se são especiais ou não, mas criar uma outra forma de educar, que ao invés de excluir , incluir todos no aprendizado, para que todos aprendam da sua forma, para que construam conhecimento junto ao educador. Nesse caso o educador torna-se parceiro do aluno, pois juntos podem descobrir conhecimentos novos.

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