quinta-feira, 31 de março de 2011

Porque o Teatro não é para todos?

Então, algo que me incomoda bastante também é que o teatro pela arte é desvalorizado, não é divulgado e tal, mas os espetáculos que interessam para o governo que assistamos ,ou seja a superprodução capitalista é divulgado na tv, na internet , enfim em tudo. 
Existem espetáculos em espaços auternativos, em teatros , enfim vários que acontecem e ou são gratuitos, ou muito mais baratos que os que são propriamente divulgados. 
Isso é algo que é difícil ser mudado, a indústria cultural é muito forte, a TV ajuda muito com que as pessoas queiram ver esse tipo de teatro e achem o novo estranho, chato ou ainda que não é teatro, enfim...
Muitos artistas durante a história já tentaram acabar com isso, propondo uma outra forma de se fazer teatro, alguns até restringiam o número de espectadores... 
Hoje em dia estamos querendo sempre inovar, trazer algo diferente e tal. Creio que nós tenhamos que começar, como em qualquer outra coisa que queiramos mudar na sociedade, começar pela educação. Só por ela conseguimos mudar a visão de arte das pessoas, abrir a mente delas para o que realmente é , sobre as várias possibilidades de ser feita.
Mostrar o que é essa tal Arte Contemporânea, mostrando teorias, vídeos, levando em museus, teatros, espaços auternativos, enfim, tudo o que pode deixar claro não somente no racional , como no sensorial, por isso é muito importante a vivência da arte para o seu entendimento. 
Para que possamos contruir esse "público consciênte" , precisamos de uma educação que dê conta disso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário