sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Inclusão?


Tem se falado muito em inclusão, de que as pessoas com deficiência precisam ser inclusas na sociedade como um todo e tudo mais. Mas primeiro olhemos a estrutura das cidades brasileiras. Uma pessoa com deficiência física consegue se locomover em todos os lugares? Não né; infelizmente existem muito buracos na rua, locais que não existe rampa muito menos elevador ... Mas já melhoramos bastante no sentido que existem leis(a partir de 2009) que protegem as pessoas com deficiência, e principalmente, dá voz a elas.   

Além de "garantir" que devem poder se movimentar em qualquer lugar, não podendo ter restrições no ir e vir , as pessoas em idade escolar tem de estar matriculadas em escolas comuns e no atendimento educacional especializado (AEE ou SAEE) caso necessite de recursos diferenciados. 
Pode ser que demore anos, mas preciso acreditar que essas pessoas finalmente serão inclusas na sociedade, de modo que todos respeitem as diferenças.
Só um parênteses: Algo que me incomoda nisso tudo são familiares que não aceitam a deficiência do filho ou filha e não colocam para fazer acompanhamento nenhum, nem AEE, nem fonoaudiólogo, nem nada que possa ser útil a criança com deficiência. Sou professora e sei muito bem o que é ter um aluno ou aluna que precisa disso para ajudar a apreender e sem esse acompanhamento fica complicado conseguir incluir essa criança ou esse adolescente com deficiência na escola comum. 
Penso assim: hoje, com tantos métodos contraceptivos,  se pôs filho no mundo, cuida da melhor forma possível, porque teve como prevenir, se não preveniu problema é seu, a criança não tem culpa que você foi imprudente. 
Mas voltando a inclusão: os professores não foram preparados para isso, nenhum curso, nem uma especialização, nada. Simplesmente "jogaram" as crianças e os adolescentes com deficiência na escola regular e os professores que se virem com os cursos que são necessários para que realmente haja inclusão.
        Estou fazendo um curso na área, e pretendo continuar me especializando, mas e os professores que já estão pra se aposentar ou que não tem tempo ou dinheiro para fazer curso por razões pessoais? Acontece o que com os alunos desses profissionais? É algo a se pensar... 
Espero que a tendência seja melhorar, vou estudar muito para consigui fazer a diferença na inclusão dessas pessoas. Se você é professor, mesmo que não possa fazer um curso, compre ou pegue algum livro em alguma biblioteca que fale sobre inclusão. Informe-se... pelo cumprimento da nova lei e principalmente, para  o bem- estar dessas pessoas. E se fosse seu filho?Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário